Para quem quer ser magra em 2015

Um ano de bem com a comida

Feliz 2015! Um viva para a primeira semana do ano - quando todas as promessas começam a ser colocadas em prática e um sentimento inexplicável de infinitas possibilidades nos invade o espírito.

Magra em 2015

Se você está lendo este post há uma chance enorme de que uma das suas metas para 2015 seja emagrecer, estou certa? Se esse é o seu caso continue lendo que tenho algumas novidades para dividir com você que poderão mudar os seus planos.

Entra ano e sai ano e continuamos almejando ter um corpo mais saudável. De um lado somos bombardeadas por revistas, livros, sites e blogs nos ensinando a perder 10 quilos em um mês e a ganhar massa magra da maneira mais eficiente. Somos estimuladas a derreter a gordura adquirida nas festas de fim de ano com fórmulas já conhecidas por todos, mas reformuladas de uma maneira que nos faz acreditar que desta vez será diferente.

A questão é que poucos levam em consideração que a conhecida fórmula “dieta + exercícios = perda de peso” não funciona para todo mundo. A grande maioria dos que conseguem emagrecer acabam falhando em manter o peso e o resultado é o ciclo de engorda e emagrece que todos já conhecem.

A verdade é que se dieta funcionasse estaríamos todos magros.

Você começa o ano jurando que desta vez será diferente e que você vai conseguir controlar o que coloca na boca porque está tão cansada de ter que lidar com o botão da calça jeans ferindo a pele depois de passar o dia sentada. Você quer sair de vestido para uma tarde no parque sem se preocupar com a assadura entre as coxas e ter energia para levantar de manhã e não se preocupar se terá alguma peça no guarda-roupa que ainda sirva.

Quer saber? Tudo isso pode ser estressante mesmo e só quem já passou por isso para entender o que é começar o dia carregando o peso extra de se ter o peso extra. Então não se preocupe que não tentarei te convencer a desistir do seu sonho de emagrecer, mas há algo importante que quero dividir com você para te ajudar nessa meta.

Quando planejamos emagrecer estamos em busca de algo maior: nós queremos nos sentir mais dispostas, atraentes, confidentes e com mais energia; nós queremos nos sentir bem e felizes. Ter um corpo magro é como uma promessa de uma vida melhor. No entanto, muitas dietas para emagrecimento nos fazem sentir o oposto do que estamos buscando: nos sentimos desanimadas, mal-humoradas e infelizes, o que nos faz querer comer ainda mais.

Como emagrecer rápido

A razão para dietas restritivas não darem certo é simples: adotar uma alimentação que depende da nossa força de vontade e autocontrole para ser mantida é receita certa para o fracasso, pois não há como lutar contra os nossos desejos para sempre. Nós precisamos nutrir o nosso corpo e mente de maneira sustentável e não como se fôssemos máquinas que precisam de determinada quantidade de combustível para funcionar.

É por isso que eu proponho algo diferente este ano. Eu proponho que você foque na sua relação com o alimento e com você mesma e deixe o emagrecimento como consequência. Eu proponho que 2015 seja o ano de bem com a comida.

Como você quer se sentir em 2015? Como você quer tratar o seu corpo e as suas necessidades?

Quando nos alimentamos equilibradamente, escolhendo alimentos frescos preparados em casa e comendo o suficiente para saciar a nossa fome, a perda de peso ocorre gradativamente e sem grandes sacrifícios. Então não tenha pressa, você tem o resto da sua vida para ser saudável e feliz.

A verdade é que corpo magro não é sinônimo de corpo saudável, mas continuamos tomando medidas nada saudáveis para alcançar a magreza a qualquer preço.

Eu proponho que este seja o ano em que você faça as pazes com a comida e com você mesma. Um 2015 com muitas saladas, frutas, bolos de aniversário, brigadeiros, pães e legumes. Não há meta melhor de ano novo do que aquela que respeita as suas necessidades e como você quer se sentir.

Que você fique de bem com a comida para sempre.