Dieta de 1200 calorias

Dieta de 1200 calorias para emagrecer

A altura média da mulher brasileira é 1,61 metro de acordo com o IBGE. Considerando que 60% dos brasileiros está acima do peso, vamos imaginar uma mulher chamada Solange de 30 anos, com 1,61 metro e 70 quilos que está doidinha para emagrecer.

Imaginou? Então, a Solange precisa no mínimo de 1395 calorias* diárias para manter as funções dos seus órgãos vitais estando em repouso. Isso quer dizer que a moça estando em coma e de jejum precisaria de 1395 calorias para ter seu coração, pulmões, cérebro e todo o sistema nervoso, fígado, rins, músculos e pele funcionando propriamente. Logo, consumir apenas 1200 calorias estando acordada e ativa não seria uma boa ideia.

Este mínimo de caloria que precisamos é chamado de Taxa Metabólica Basal (TMB), que é um cálculo usado mundialmente. Se o seu médico ou nutricionista sabe de calorias, ele também sabe do tal TMB.

Sem saber disso a Solange procura um profissional e volta para casa com um plano alimentar de 1200 calorias. Ela também encontra nas revistas e sites sobre emagrecimentos que 1200 calorias é uma boa base para perder aquela gordura teimosa dela. Decidida a mudar de vez, Solange compra todos os alimentos permitidos na dieta, enche a geladeira de legumes, frutas e gelatina light, e na segunda-feira tudo seria diferente.

Depois de semanas firmes na dieta e Solange orgulhosa com o peso perdido, ela começa a sentir saudade de tomar uma cervejinha depois do trabalho com amigos. Uma cervejinha e alguns croquetes no happy hour resultam em pizza para o jantar e uma barra de chocolate para sobremesa. Solange, tão desapontada com a sua fraqueza em ter aceitado a cerveja e quebrado a dieta, resolve comer tudo o que ela não havia comido por semanas. Amanhã seria foco na dieta e bola pra frente.

O amanhã chega para a Solange e a fome dela parece estar maior enquanto o foco menor. Este seria o começo de um ciclo de dieta e comilança que duraria anos. Cedo ou tarde o corpo de Solange sempre encontra uma maneira de consumir o máximo de calorias possível para sair do estado de fome que é colocado com a dieta de 1200 calorias.

A Solange sou eu e você. Nós somos vítimas do mito das 1200 calorias que continua sendo promovido como o número mágico para perda de peso. Isso não é verdade. Informe-se antes de começar uma dieta tão baixa em calorias, mesmo que tenha sido passada por um profissional. Pesquise, pergunte, desconfie.

Para a maioria das pessoas 1200 calorias é uma dieta de fome que coloca o corpo e a mente em estado de estresse desnecessário. E a perda de peso? É claro que ocorre, o difícil é mantê-la.

 

*Cálculo de Taxa Metabólica Basal (TMB) feito de acordo com a sua última revisão em 1990:

- Para mulheres:
BMR = 10 x peso + 6,25 x altura – 5 x idade – 161

- Para homens:
BMR = 10 x peso + 6,25 x altura – 5 x idade + 5

(Peso em kg, altura em centímetros, idade em anos)