Como lidar com a culpa de comer demais

Hoje eu vou dividir um ensinamento que me ajudou muito a lidar melhor com a culpa que eu sentia após comer demais. E eu não estou me referindo apenas às compulsões alimentares; estou falando daquele sentimento ruim e do arrependimento que sentimos depois de uma jacada ou comilança desnecessária. Sabe o gostinho amargo que fica na boca depois da barra de chocolate degustada em um momento de estresse? Então, o ensinamento é sobre isso.

Trata-se de um ensinamento budista que pode ser aplicado a tudo na vida. Eu não sou budista e nem sigo nenhuma religião em particular, mas sempre aprendo algo novo com tantos mandamentos religiosos interessantes que há por aí. Aconteceu em um dia ouvindo áudio budista sobre meditação, eu eu aprendi sobre a primeira e a segunda flecha.

Segundo Buda, há duas flechas que causam o sofrimento no ser humano. A primeira flecha é o sofrimento físico e a segunda flecha é o sofrimento mental. O primeiro sofrimento ocorre normalmente na vida, o segundo somos nós mesmos que criamos. Dá uma conferida no vídeo para entender como isso se aplica ao ato de comer.