Brigadeiro de Alface
  • blog
  • Sobre
  • arquivo
  • Contato
Brigadeiro de Alface
  • blog/
  • Sobre/
  • arquivo/
  • Contato/
BannerUltima.jpg
Brigadeiro de Alface

blog

Sobre a nossa relação com a comida, com o corpo e com a vida.

Brigadeiro de Alface
  • blog/
  • Sobre/
  • arquivo/
  • Contato/
August 03, 2015

Como dizer NÃO à comida

August 03, 2015/ por Erika Elenbaas
Eu não consigo parar de comer

Sabe aquela dificuldade que a gente sente em dizer não quando alguém nos oferece algo para comer? Então, o vídeo de hoje é exatamente sobre isso.

De uma vez por todas, aprenda a dizer não sem sair como a vilã da história.

August 03, 2015/ por Erika Elenbaas/ 6 Comments
Eu como demais
Agosto 2015

por Erika Elenbaas

  • Compensar ou Engordar?
  • O que é bonito mesmo é ser magra
  • blog/
  • Sobre/
  • arquivo/
  • Contato/

Brigadeiro de Alface

Brigadeiro de Alface é um blog que discute como a nossa relação com a comida e com o nosso corpo afeta a forma como vivemos e nos expressamos em sociedade.


INSCREVA-SE

Receba notícias e atualizações do Brigadeiro de Alface.

Obrigada!


BEM-VINDA

Sobre a nossa relação

com a COMIDA,

com o CORPO

e com a VIDA

— Erika Elenbaas


O QUE VOCÊ PROCURA?

Icone_Comerdemais.jpg
Icone_Euqueroemagrecer.jpg
Icone_Eunaoseioquecomer1.jpg
Icone_MeAmar1.jpg
Icone_Euqueromeinspirar.jpg

POSTS MAIS AMADOS

blog
Como a mídia trata o corpo feminino
Como a mídia trata o corpo feminino
Comi demais, o que fazer?
Comi demais, o que fazer?
O que comer no café da manhã?
O que comer no café da manhã?
Para aquelas com espelho torcido e coração aflito
Para aquelas com espelho torcido e coração aflito
A romantização da magreza
A romantização da magreza

Manifesto BDA

Perguntas Frequentes
Untitled(3).jpg
 
Untitled(4).jpg
A gente sabe que o objetivo principal de comer é nos manter vivos, o que parece ser muito simples, mas a comida também tem a função social de conectar pessoas, de alimentar os olhos e outros sentidos, e de proporcionar prazer. 
Mas o principal complicador é o poder da comida de transformar o nosso corpo e saúde. Se comemos certos alimentos temos mais saúde do que quando comemos outros. Se comemos demais engordamos e se comemos de menos emagrecemos. 
Esse poder da comida de transformar o nosso corpo é o que pode tornar a nossa relação com ela complicada, mas será que tem uma maneira certa de comer, uma regra que devemos seguir para viver em harmonia com nossos pratos? O post de hoje no #brigadeirodealface é sobre isso. Tem link na bio!
Ai invejinha enorme de vocês curtindo o Carnaval aí e eu trabalhando num frio tremendo por aqui. Ô arrependimento de não ter ido ao Brasil, mas agora é tarde e o jeito é aceitar. 
Enquanto as festas aí estão rolando por aqui no blog #brigadeirodealface o conteúdo continua.

Um dos grandes desafios na vida é saber o quanto que você pode dar de si para não terminar vazia. 
Todos queremos ser generosos e cuidar dos outros ao nosso redor, e isso é um dos lados mais bonitos de ser humano, mas e quando a beleza da doação resulta em ressentimento, cobrança, controle e expectativas frustradas? Você come? 
Hoje no blog é um post de coração para aqueles que resistem à ideia de se colocar em primeiro lugar, sempre. Mais um passo para entender por que precisamos nos cuidar como prova de amor aos outros e a nós mesmas. Tem link para o post na bio. Aproveitem o feriadão 🎉🎉🎉!
Ter uma relação problemática com a comida não é fácil, você se sente fraco, desmotivado, sem autoconfiança depois de cair e levantar e voltar a cair de novo. Eu sei. Por outro lado, é essa relaçãozinha complicada que nos ensina diariamente quem somos, o que queremos e quem almejamos ser.

É aquela comilança tarde da noite que te indica que você está cansado e precisa dormir. É o final de semana em casa recheado de delícias em acesso que te mostra a necessidade de incluir mais atividades que tragam prazer à sua vida. É a caixa de bombons no escritório que te relembra de fazer aquela ligação que você anda ignorando. São as idas à cozinha escondida que sinalizam que você precisa conversar com o seu marido sobre a última briga.

A gente não apenas come por comer quando não está com fome, nós estamos em busca de algo.

O post de hoje é uma nova perspectiva sobre a nossa relação com a alimentação. Tem link na bio👆🏽.
Comer no horário certo ou comer quando a fome bater, eis a questão.

A leitora Paloma Delfino me perguntou se como quando tenho fome ou se tenho horários fixos e resolvi escrever um post no #brigadeirodealface contanto como foi minha trajetória.

Quando você tem compulsão, transtorno alimentar ou qualquer comportamento alimentar transtornado fica difícil simplesmente seguir o conselho “ouça o seu corpo”, “coma quando e o que quiser”. Esse são conselhos ótimos e super válidos quando você já consegue reconhecer fome e saciedade, mas se a cabeça está enferma, ouvir o corpo é uma tarefa quase impossível. No blog eu divido o que aconteceu comigo. É claro que tem link na bio 👆🏽😉.
Mas o que é comer emocional? 
Na minha busca para entender porque comemos eu descobri uma pesquisadora que só estuda comer emocional. Imagina a minha surpresa em ver que ela é holandesa. Segundo Tatjana Strien, os comedores emocionais comem demais como uma reação aos sentimentos desagradáveis - "isso é porque os comedores emocionais confundem os estímulos fisiológicos provenientes de emoções negativas com estímulos de fome. Uma dieta é contraproducente para comedores emocionais: o inevitável fracasso de uma dieta só os ajuda a se afundar ainda mais." Olha aí mais um sinal de que dieta não funciona! Hoje no blog é uma investigação sobre o comer emocional. Te vejo lá!
Mas por que continuamos engordando⁉️ Se você é como eu provavelmente já se viu envolvido na matemática de comer menos e se exercitar mais para emagrecer só para depois voltar a engordar. É dolorido, eu sei.

Quem passa por períodos de emagrecimento seguidos por períodos de engorda vai deixando um pouco da sua autoconfiança e autoestima ao longo do caminho. É preciso uma força de vontade gigantesca para sair da cama, chacoalhar a poeira e recomeçar o processo. Por isso, quem diz que excesso de peso ou obesidade é falta de vontade ou disciplina não tem noção do que está dizendo (...). Hoje no blog #brigadeirodealface a gente vai investigar isso. Tem link na bio, tá? 😉
Mas eu só queria comer como uma pessoal "normal"! Será que tem alguém aí que já se perguntou isso? Eu já, diversas vezes. 🤭

Depois de vencer um transtorno alimentar e de engordar e emagrecer inúmeras vezes eu percebo que a alimentação é um ponto da minha vida que sempre precisará de atenção diferenciada, principalmente em momentos de turbulência e incerteza.

Houve tempos em que me chateei por isso, achando o mundo injusto por ter me dado este presente indesejado para eu carregar para o resto da vida. Eu só queria ser normal, comer como uma pessoa normal, manter o peso como uma pessoa normal. Bem, a história não é bem essa e nem precisa ser. E, afinal, será que uma “pessoa normal” nunca se preocupa com o que come ou o quanto pesa?

Hoje no blog a conversa é sobre isso. Te vejo lá. Tem link na bio 👆🏽
Quando eu era criança e até na adolescência não se via tantas pessoas tomando smoothie de manhã. O básico no sudeste brasileiro era pãozinho com manteiga, café com leite e talvez uma fruta. Daí me mudei para o Recife com 18 anos e o meu café virou macaxeira com manteiga de garrafa e charque (melhor época da minha vida!). Hoje em dia, o meu café da manhã aqui na Holanda é uma fatia de pão de forma integral com manteiga de amendoim holandesa, outra fatia com geléia e café. 🍞 🥜

Atualmente a nova trend são os bowls de frutas no café da manhã sendo degustados no mundo inteiro. É a globalização da refeição! 🌎 
Mas afinal, qual seria a dieta mais saudável do mundo? No post de hoje no #brigadeirodealface eu falo das diferenças entre o saudável no Brasil e o saudável na Holanda. Tem link na bio 👆🏽😉
A grande dúvida para muitos é sobre o que é melhor: comer ou não quando a vontade bate? Se equilíbrio é a chave para uma vida saudável, como saber qual é a hora de dizer sim e a hora de dizer não?

No último post no #brigadeirodealface eu levantei a guerra mental que acontece quando não estamos seguindo uma dieta e bate aquela vontade enorme de comer fora de hora. O que fazer, comer ou dizer não?

Hoje compartilho no blog o que tem dado certo para mim. Isso não significa que dará certo para você ou outra pessoa, e nem que dará certo para mim sempre. É preciso flexibilidade e respeitar as suas próprias preferências. Tem link na bio 😉.
A gente se acostuma a fazer parte de uma categoria, um papel social, uma caixa que nos convenceram e que convencemos a nós mesmos que existe. Você é a gordinha bem resolvida e cheia de autoestima que se vê presa nesse papel mesmo querendo emagrecer. Você é interessado em artes e filosofia e acha que puxar ferro na academia é para pessoas menos intelectualizadas. Você é uma mãe dedicada que não vai aos happy hours porque boas mães não deixam o filho em casa para se divertir. Você não procura por ajuda psicológica porque só os fracos precisam.

Para quem me acompanha há um tempo já sabe que meu maior objetivo é ver todo mundo saindo da sua própria caixinha, criando sua própria realidade. Uma realidade com menos julgamento. Ame-se. Atrevasse-ve. Liberte-se.

Esta arte linda da @tylerfeder resume tudo 💕
As dúvidas que surgem quando vivemos sem dieta 🧐. Para quem segue um plano ou dieta alimentar a liberdade de escolha é retirada da equação e isso até dá um certo alívio para muitas pessoas porque fica claro o que comer e o que não comer. Se você segue a dieta está fazendo algo certo e quando não segue está fazendo algo errado. 🚫É simples assim.

Mas com o equilíbrio a história é outra, o equilíbrio não julga. Então como saber o que escolher? Hoje no blog o assunto é essa dúvida ⁉️. Tem link na bio 👆🏽.
Então você acordou decidida a ter um dia de bem com a comida, de bem com você. Aquele dia bom em que nutrimos o corpinho e cuidamos bem da nossa alimentação sem paranóia e com respeito. Até que às 4 da tarde a colega oferece bolo de cenoura com cobertura de chocolate 🍫, e aquele é o começo do fim 😬😉. O post de hoje no #brigadeirodealface é sobre a dificuldade que muitos de nós temos em lidar com comida no trabalho 💻. Vem que tem link na bio 👆🏽.

© 2013-2017  Brigadeiro de Alface -Todos os Direitos Reservados.  

Atenção: As informações encontradas aqui no Brigadeiro de Alface são baseadas em experiências pessoais e/ou estudos científicos e não substituem o acompanhamento de um profissional da saúde.

.