50 passos para ser linda

Se continuarmos acreditando que temos que ser “belas” para nos amar, estamos nos condenando a viver infelizes sendo quem somos.

Eu sempre vejo muita gente comentando sobre mulheres bonitas. Na verdade, o meu contato com o conceito de beleza feminina acontece inúmeras vezes por dia. Se eu assisto televisão, o contato é duplicado. Se eu leio uma revista feminina, o contato é triplicado. As mensagens de beleza estão em todos os lugares:  no meu Instagram, no meu Facebook, no Google, no Twitter, e até mesmo no cartaz pendurado na porta do banheiro do bar. Se eu vou à farmácia, as mensagens estão lá. Elas também podem ser encontradas na concessionária, no supermercado, ou colada na porta da minha geladeira - só para me lembrar como eu deveria ser.

Há os que acreditam que beleza é um conceito relativo, mas a realidade é que a padronização da beleza é um processo tão eficiente, que meninas e mulheres no México, na Suiça, no Canadá ou no Brasil acabaram absorvendo a mesma ideia sobre beleza, mesmo sendo completamente incompatível com o biotipo e com a cultura de grande parte delas. É, infelizmente o conceito de beleza feminina é o mesmo em boa parte do mundo. Ele pode ser diferente em países na Ásia ou África, mas não são os asiáticos ou os africanos que detêm os meios de comunicação que nos ensinam todos os dias o que é beleza.

Crédito: Elise Cai

Foi pensando nisso que eu resolvi fazer um experimento para entender na prática o que consideramos belo. Eu fechei os olhos, visualizei uma mulher PERFEITA e fui descrevendo detalhamente todos os pontos que faziam dela uma beldade. Eu coloquei tudo no papel, até mesmo os pequenos detalhes que a gente repara, mas não comenta com ninguém. E o resultado do meu experimento foi este checklist com os 50 itens necessários para alcançar a tão sonhada perfeição.

laço.png
Untitled(5).png

1. Cabelo liso ou ondulado sexy

2. Fios longos, volumosos e brilhantes

Untitled(5).png

3. Rosto fino e ovalado

4. Pele clara, macia, dourada do sol e com brilho juvenil

5. Testa levemente arredondada

6. Sobrancelha arqueada e bem definida

7. Olhos grandes e claros

8. Cílios longos

9. Nariz pequeno e fino

10. Maçã do rosto proeminente

11. Lábios carnudos

12. Dentes brancos e alinhados

13. Sorriso largo e amigável

14. Queixo suavemente arredondado

15. Pescoço longo

Untitled(5).png

16. Colo sequinho e clavícula saliente

17. Ombros marcados

18. Braços finos, definidos, longos e com pelinhos dourados

19. Tríceps malhados

20. Cotovelo acetinado

21. Seios firmes, cheios, em formato de gota

22. Aréolas pequenas e rosadas

23. Mamilo levemente saltado e apontado para cima

24. Barriga seca, torneada e feminina

25. Cintura acentuada, fina, delicada

26. Costas bem definidas

Untitled(5).png

27. Bumbum levantado e arredondado e com a cor uniforme

28. Quadril levemente acentuado

29. Pernas torneadas e longas, sem manchas e sem imperfeições

30. Coxas redondas, musculosas, mas delicadas

31. Joelhos macios e hidratados

32. Panturrilhas definidas e tornozelos finos

33. Proporção perfeita entre o quadril, ombro e cintura

Untitled(5).png

34. Vagina magra e bem depilada, sem manchas e sem pelo encravado

35. Grandes lábios rosados, pequenos e firmes

36. Pequenos lábios simétricos, quase imperceptíveis e vermelho claro

37. Clitóris pequeno e escondido

Untitled(5).png

38. Dedos da mão longos e simétricos, com pelinhos dourados

39. Mãos macias e médias

40. Unhas longas, fortes e bem feitas

Untitled(5).png

41. Pés macios, pequenos e estreitos

42. Dedos do pé simétricos, com pelinhos dourados e sem calosidades

43. Unhas do pé bem tratadas e feitas

Untitled(5).png

Claro que eu não esqueci de incluir na lista os 7 pecados capitais do corpo feminino que podem ser considerados para qualquer parte do corpo (aqui eles não estão em ordem particular de relevância)

44. Gordura

45. Celulite

46. Estria

47. Flacidez

48. Vazinhos

49. Rugas

50. Pelos

laço.png

Eu comecei este experimento sem grandes ambições, mas na proporção em que os itens foram aumentando, ficou bem claro que o que entendemos hoje como beleza é algo impossível de ser alcançado. Ou vai me dizer que nunca ouviu ninguém reclamando de ter a unha da mão achatada, torna ou estranha? Se já ouviu, é porque temos sim um ideal até mesmo para o formato da unha. Estamos ou não estamos perdendo um pouco a medida?

Eu queria algo mais específico do que apenas citar o padrão europeu alta-magra-branca como o ideal que nós, brasileiras, também adotamos; mas acabei criando uma lista imensa de detalhes que eu resolvi resumir em 50 itens. Estou certa de que o resultado não seria muito diferente se outras pessoas também fizessem o experimento. E verdade seja dita, não há mulher alguma no mundo que atenda a todos os requisitos citados. Simplesmente não há. Nós estamos nos levando à loucura com expectativas tão irrealistas e injustas.

Todos os dias temos a escolha de nos amar ou nos adiar, mas acabamos ficando com a segunda opção. É lamentável ainda acreditarmos que autoestima e autoconfiança são apenas para as belas. Se isso fosse verdade, estaríamos fadadas a viver infelizes sendo quem somos, porque a beleza como a vemos hoje é inatingível.

Acredite, você é linda… do jeitinho que você é!  Escolha se amar.